Ligamos para Você
Solicitar um Atendimento Atendimento Online
Telefones para Contato
21 96625-3131 21 97000-7223

Busca de Artigos

BLOG » Investir em imóveis na pandemia: saiba como neste guia completo!

Publicado na Terça, 11 de maio de 2021, 18h00
Investir em imóveis na pandemia: saiba como neste guia completo!

Mercado Imobiliário vive boom na procura por imóveis para investimento

 

Existem varias maneiras de fazer investimentos no Brasil — e cada opção tem as suas características próprias relacionadas à liquidez, à segurança e ao retorno aos investidores. Por esse motivo, é importante avaliar bem os detalhes das aplicações antes de aderir a elas. Além das possibilidades ofertadas no mercado para poupar recursos e obter rendimentos, você pode comprar imóveis.

 

Ao adquirir a casa própria, é possível sair do aluguel ou alugá-la para outra pessoa, se for o segundo imóvel, e obter rendimentos mensais. Neste post, vamos mostrar por que investir em imóveis na pandemia e apresentar informações relevantes sobre o assunto. Aqui, você vai descobrir as vantagens desse tipo de investimento e o que precisa considerar na hora da compra.

 

Gostaria de conhecer as opções disponíveis para a aquisição de imóveis e entender os seus prós e contras? Acompanhe os tópicos a seguir!

 

Por que investir em imóveis?

Há vários motivos para investir em imóveis. Um deles refere-se à resistência que esses bens têm ao longo dos anos, já que são classificados como duráveis.

 

Uma casa ou um apartamento poderá ser utilizado durante a vida inteira e ainda ficar na família por muitas gerações, pois a propriedade é transmitida de pais para filhos. Veja a seguir outros motivos para investir em imóveis!

 

Valorização

Os imóveis geralmente valorizam, portanto, são raras as ocasiões de desvalorização. Desse modo, a compra desses bens aumenta cada vez mais o patrimônio dos investidores, que podem fazer excelentes negócios no futuro. O grau de valorização depende de alguns fatores, tais como localização, infraestrutura, segurança, entre outros.

 

Os investimentos imobiliários oferecem resultados melhores em longo prazo devido às ofertas da modalidade nas mais variadas regiões. A valorização imobiliária é resultado da necessidade de moradia, que é crescente em nosso país, principalmente nas áreas urbanas. Imóveis na planta são excelentes alternativas para aqueles que almejam construir um patrimônio e procuram preços atrativos.

 

Rentabilidade

Imóveis são uma potencial fonte de renda para os seus proprietários, tendo em vista que eles não servem apenas para moradia. Se você fizer um bom controle financeiro pessoal, poderá fazer muito mais do que sair do aluguel. Com a compra dessas propriedades, uma opção é fazer a locação dos espaços e receber mensalmente o valor dos aluguéis pagos pelos inquilinos.

 

Renda extra

Os rendimentos advindos dos imóveis locados poderão ser utilizados para a aquisição de outras propriedades e para aumentar a renda extra dos proprietários. Esses investimentos são duráveis, seguros e muito interessantes para a formação patrimonial, tendo em vista que não estão sujeitos às crises econômicas. Os bens também podem ser modificados, de modo a se tornarem mais atrativos e lucrativos.

 

Menor exposição ao risco

Uma estratégia muito utilizada pelos investidores para diminuir as chances de perdas financeiras é avaliar os riscos dos investimentos. As compras de imóveis oferecem menor exposição do que outras aplicações ofertadas no mercado. Na verdade, trata-se de uma oportunidade que constitui um patrimônio sólido por meio de bens que valorizam com o tempo.

 

Investimento sólido

A aquisição de imóveis são investimentos sólidos, visto que esse tipo de patrimônio dificilmente será perdido. Os valores investidos na compra desses bens acabarão retornando para o bolso do investidor na forma de aluguel ou pela venda da casa ou do apartamento após a realização de algumas melhorias. Um imóvel poderá ser facilmente vendido e transformado em recursos financeiros.

 

Os imóveis são um patrimônio com liquidez variável conforme os movimentos do mercado imobiliário. Em virtude disso, é necessário avaliar o momento ideal para a compra e venda de uma casa ou sala comercial. Se você não tem o hábito de guardar dinheiro, pode optar por financiamentos imobiliários e aumentar suas expectativas sobre o futuro.

 

Os lançamentos imobiliários de imóveis na planta ou que estejam sendo construídos são bastante convidativos. Eles são perfeitos e muito indicados para quem deseja começar a construir o seu patrimônio e procura bons preços. Você pagará uma parcela mensal que trará mais estabilidade e melhores condições econômicas para a sua vida.

 

Liberdade financeira

A compra de um imóvel traz mais liberdade financeira para aqueles que almejam sair do aluguel. Esses valores que são pagos todos os meses a título de locação nunca retornarão aos locadores. Sem falar na incerteza de quem aluga uma propriedade para a moradia, pois o locador poderá pedir a casa ou o apartamento se precisar utilizá-lo.

 

Pagar aluguel não é um investimento e, na maioria dos casos, ocorre um desperdício dos recursos. A situação é temporária, não oferece muitos benefícios aos locatários e acaba se tornando desconfortável. Ao comprar um imóvel, porém, você pode fazer as mudanças que quiser e morar nele enquanto quiser, pois ele será seu. Ninguém poderá chegar e pedir para desocupá-lo.

 

Realização de sonhos

Comprar uma casa é o sonho de muitos brasileiros. Caso você também tenha essa meta, procure aproveitar as oportunidades que surgirem para alcançar esse objetivo. Conseguir ter um lugar para morar e autonomia para modificá-lo quando for preciso, sem ter que pagar mensalmente o aluguel, é uma grande conquista para a maioria das pessoas.

 

As adequações dos espaços são realizadas pelos proprietários ou autorizadas por eles. Depois de fechar a negociação e receber as chaves do seu imóvel, é possível redecorar os ambientes para que eles fiquem do jeito que você gosta. Se quiser, pode instalar armários, solicitar móveis planejados e trocar os pisos e revestimentos.

 

 
 

Como está o momento desse segmento?

Nesse momento, esse segmento está bastante atrativo, pois a pandemia provocou uma recessão. Consequentemente, as empresas que vendem imóveis estão ofertando preços competitivos e diversas facilidades para os potenciais compradores. O poder de compra dos brasileiros diminuiu devido ao desemprego, e esses bens estão mais acessíveis para aqueles que colocaram dinheiro na poupança.

 

Mais facilidade na compra

A crise trouxe dificuldades para algumas pessoas e oportunidades para outras. Por exemplo, aqueles que pretendem utilizar o FGTS na compra de um imóvel terão mais facilidades na negociação. Sendo assim, basta escolher uma casa ou um apartamento no lugar certo e negociar com empresas que tenham credibilidade para ter acesso a esses bens que mantiveram sua rentabilidade.

 

Juros de financiamento mais baixos

A taxa básica de juros alcançou o seu menor nível desde o ano de 1986, caindo para 2% ao ano. Como a Selic influencia os juros dos investimentos imobiliários, pode-se dizer que esse é o melhor momento para aderir a uma proposta de financiamento. Por outro lado, as remunerações oriundas das aplicações financeiras caíram bruscamente e perderam parte da rentabilidade.

 

O que considerar na hora da compra?

Investir em imóveis na pandemia é uma ótima ideia para quem pretende financiar os bens. Talvez você não consiga guardar dinheiro e tenha dificuldades para fazer uma organização financeira eficaz. Por isso, assumir um compromisso com uma instituição financeira evitará que acabe gastando os valores com a aquisição de outros produtos menos valiosos. Preste atenção nos detalhes abaixo!

 

Objetivo da compra

Inicialmente, decida se você vai procurar um imóvel para morar ou locar. Caso seja para a sua moradia, então, é necessário avaliar se a casa ou o apartamento atenderá às suas necessidades e às demandas de sua família. Caso a sua intenção seja a locação do espaço, observe os hábitos dos moradores da região e o acesso à infraestrutura.

 

Localização do imóvel

Analise a localização antes de tomar a decisão de fazer a sua aquisição. A região onde está situado um imóvel interfere na sua valorização e nos rendimentos que você obterá ao alugá-lo para outras pessoas. Procure adquirir propriedades próximas às farmácias, postos de saúde, supermercados, lotéricas etc. Não se esqueça de verificar o acesso às vias e rodovias.

 

Opções de pagamento

Considere as opções de pagamento na hora de escolher entre a aquisição da sua casa ou seu apartamento. Há possibilidades de acontecer uma redução significativa na sua renda enquanto estiver pagando as parcelas? Pense nos detalhes e veja se a instituição financeira aceita renegociar as prestações caso ocorram imprevistos. Avalie também os custos de ITBI.

 

Reputação da incorporadora

Verifique a reputação da incorporadora com qual fechará o negócio. É importante realizar uma pesquisa para saber se ela tem credibilidade no mercado, há quantos anos ela atua no ramo e se os seus clientes estão satisfeitos. Uma busca na Internet poderá revelar informações sobre essas empresas. Analise a existência de reclamações no Reclame Aqui e verifique as redes sociais.

 

Realização de inspeção

Faça uma inspeção no imóvel para averiguar se existem problemas físicos. Observe a existência de rachaduras em paredes ou vazamentos próximos aos encanamentos. Teste as tomadas e os interruptores para ter certeza de que eles estão funcionando corretamente. Entre nos banheiros e dê a descarga para verificar se está tudo certo.

 

Converse com um engenheiro e solicite uma vistoria para saber se não existem vícios ocultos. O profissional vai fazer uma investigação e apontará todos os defeitos que o imóvel tem. Considere que a maioria dos proprietários procura deixar os imóveis bonitos para as negociações, realizam pequenas reformas que podem ocultar alguns problemas. 

 

Documentos do imóvel

A fim de evitar futuros transtornos, cheque os documentos do imóvel antes de assinar o contrato de compra e venda. Analise sua matrícula para ter certeza de que ele está registrado no nome do vendedor e de que não há restrições judiciais. Nesse documento ficam registradas as penhoras, hipotecas e alienações fiduciárias. Se descobrir alguma pendência, procure outro bem.

 

Solicite certidões negativas de reclamatórias trabalhistas no foro da Justiça do Trabalho, bem como certidões negativas da Justiça Federal e Estadual para se certificar de que inexiste qualquer possibilidade de ser envolvido em um processo judicial. Não se esqueça de solicitar as certidões negativas de débitos municipais, estaduais e federais em nome do atual proprietário.

 

Incidência de impostos

Caso não fique expressamente prevista em contrato a responsabilidade do vendedor em relação ao pagamento de impostos e taxas para a transferência da propriedade para o seu nome, separe um valor para o registro no cartório. Existem despesas a serem pagas na hora de fazer as escrituras públicas dos imóveis e o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

 

Como investir em imóveis na pandemia?

Embora a população esteja enfrentando um momento de desafios intensos, a demanda por imóveis tende a crescer cada vez mais e o potencial de valorização não sofrerá interferências. Isso ocorre porque em nosso país há um enorme déficit habitacional e o aumento constante da população faz a necessidade de adquirir moradias se elevar ano após ano.

 

Casa Verde e Amarela

O programa Casa Verde e Amarela veio para substituir o antigo Minha Casa Minha Vida, lançado pelo Governo Federal no ano de 2009 a fim de facilitar o acesso à moradia nas cidades brasileiras. Todavia, ele traz diversas exigências para os participantes, os quais não poderão alugar os imóveis adquiridos, nem vendê-los antes da sua total quitação. Além disso, há vários documentos que precisam ser apresentados ao banco.

 

Financiamento

O financiamento de imóveis é uma excelente oportunidade para comprar bens residenciais e comerciais. Existem muitas empresas confiáveis que disponibilizam crédito aos investidores interessados em financiar os bens e oferecerão diversos benefícios. Pode ser que você não tenha um valor para dar a entrada, mas poderá negociar as condições com consultores especializados.

 

Empréstimo

Os empréstimos home equity são realizados pelas instituições bancárias que emprestam o dinheiro para a compra dos imóveis. Em troca, elas cobram prestações, juros e taxas que se tornam uma dívida a ser paga no prazo de até 35 anos. O imóvel fica na posse do comprador, que poderá utilizá-lo, porém, terá mais dificuldades para vendê-lo enquanto não quitar o débito.

 

Consórcio

O consórcio é outra possibilidade de crédito diferente da modalidade de financiamento de imóveis, interessante para quem não pretende pagar juros e não tem pressa de receber as chaves. Com ele, você assina o contrato, paga as prestações e aguarda até ser contemplado. Depois, é só receber a carta de crédito, escolher a casa ou o apartamento mais interessante e efetuar a compra. 

 

Como a Real Imóveis RJ pode ajudar?

A Imobiliária Real Imóveis RJ é uma empresa especializada em imóveis novos e de revenda oferece financiamento de imóveis aos seus clientes. Comparamos a melhor taxa de juros de financiamento em todos os bancos.

 

Enfim, agora você já sabe por que deve investir em imóveis na pandemia. A Real Imóveis RJ faz análise de proposta de financiamentos imobiliários de forma fácil e rápida para parceiros que pretendem comprar ou vender as propriedades. A empresa elimina a maior parte da burocracia e realiza as transações quando o bem está pronto para a entrega das chaves.

 

Gostou deste conteúdo e quer tirar algumas dúvidas? Entre agora mesmo em contato conosco e solicite um atendimento especializado!