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BLOG » Como as empresas devem se planejar para os feriados de 2021?

Publicado na Terça, 19 de janeiro de 2021, 17h01
Como as empresas devem se planejar para os feriados de 2021?

Procon dá dicas para curtir o feriado prolongado

 

O Brasil é um dos países com mais feriados ao longo do ano, em comparação com as outras nações.

 

A população geral aprecia essas datas, contudo, para muitos setores, os feriados podem ser prejudiciais para a produtividade.

 

O impacto anual é considerável, ao pôr na balança as horas perdidas ao longo do mês.

 

Por exemplo, em novembro existem dois feriados nacionais (Finados e Proclamação da República), sem contar com os feriados municipais e estaduais.

 

Nesse sentido são, no mínimo, 3 semanas com um dia útil a menos, isso quando não tem emendas.

 

Contudo, muitos dos direitos a feriados são provenientes de conquistas sindicais, por isso, não depende de o gestor liberar ou não o dia de trabalho. 

 

Não é novidade nenhuma que todos os anos ocorra os mesmos feriados, e cabe a empresa buscar formas de gerir o negócio para que esses dias não trabalhados não afete drasticamente a produção.

 

Assim, ao investir em ações que tornam os processos mais eficientes, a empresa poderá lidar melhor com a situação.

 

O ano de 2021 terá nove feriados nacionais, sem contar os feriados estaduais e municipais, como os aniversários das cidades, e os internacionais como o Dia da Consciência Negra. 

 

Por isso, a empresa deve se planejar para obter o máximo rendimento dessas datas.

 

Calendário de feriados 2021

 

Feriados Nacionais

 

  • 1º de janeiro (sexta-feira): Confraternização Universal
  • 15 e 16 de fevereiro (segunda e terça-feira): Carnaval;
  • 17 de fevereiro: Quarta-feira de cinzas;
  • 2 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo
  • 21 de abril (quarta-feira): Tiradentes
  • 1º de maio (sábado): Dia Mundial do Trabalho
  • 3 de junho (quinta-feira): Corpus Christi
  • 7 de setembro (terça-feira): Independência do Brasil
  • 12 de outubro (terça-feira): Nossa Senhora Aparecida
  • 28 de outubro (quinta-feira): Dia do Servidor Público, previsto no artigo 236 da Lei Nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990;
  • 2 de novembro (terça-feira): Finados
  • 15 de novembro (segunda-feira): Proclamação da República
  • 20 de novembro (sábado): Dia da Consciência Negra.
  • 25 de dezembro (sábado): Natal

 

Pontos facultativos de 2021

 

É importante estar atento aos dias que são na realidade ponto facultativo.

Ou seja, a empresa pode ou não liberar os funcionários e ainda estabelecer uma política para compensação de horas.

 

Veja os dias de ponto facultativo:

 
  • 15 a 17 de fevereiro (segunda a quarta): Carnaval é ponto facultativo o dia inteiro na segunda e na terça-feira e até às 14 horas na Quarta-feira de Cinzas;
  • 3 junho (quinta-feira): Corpus Christi;
  • 28 de outubro (quinta-feira): Dia do Servidor Público;
  • 24 de dezembro (sexta-feira): véspera de Natal – ponto facultativo após as 14h;
  • 31 de dezembro (sexta-feira): véspera de Ano Novo – ponto facultativo após as 14h;

 

Dicas de planejamento

 

Tendo em vista a quantidade de feriados para 2021, é necessário ter um planejamento empresarial que se adeque para garantir os melhores resultados para o ano. 

 

Contudo, isso não quer dizer que, ao adotar estratégias, os colaboradores devem ter mais horas de trabalho, podendo haver reajustes nas metas diárias e intensidade de trabalho, a fim de compensar os dias de folga.

 

Para isso, é imprescindível que os gestores tenham em mente que o planejamento deve ser feito com antecedência, para que o trabalho que seria realizado nos dias livres seja feito antes, garantindo a produção independente da folga.

 

As horas extras poderão ser consideradas nos casos para compensar os feriados.

 

Financeiramente falando, os custos de horas extras são menores para a empresa em relação aos custos do dia extra ou final de semana. 

 

Do ponto de vista dos funcionários, hora extra pode ser menos desgastante, inclusive.

 

Calendário geral com base nos feriados em 2021

 

Os gestores devem criar o calendário geral com base nos feriados que a empresa irá parar ou aumentar o expediente.

 

Dessa forma, os fornecedores e colaboradores estarão cientes das demandas. 

 

Se a sua empresa aproveita as datas comemorativas para vender mais, é interessante negociar com os colaboradores, usufruir da folga após o período de feriados, como uma recompensa pelo trabalho.

 

Olhando para aspectos além da empresa e colaborador, é necessário estar atento aos terceiros envolvidos no seu negócio, como os fornecedores e clientes. 

 

Por isso, é necessário alinhar antecipadamente como será o calendário de 2021 com as empresas parceiras. 

 

Em relação aos clientes, estes devem estar cientes dos feriados, visto que seu negócio poderá estar fora de expediente.

 

Pagamentos e os feriados de 2021

 

Ao planejar o seu ano, esteja atento aos pagamentos que aconteceriam no período de feriado.

 

Agende antecipadamente para evitar cobranças excessivas e multas.

 

E para manter o bom relacionamento com o cliente, é importante que a empresa não os deixe sem assistência em feriados sem expediente.

 

Por isso, é recomendado que haja resposta através de automação ou contratação especial para o período.

 

Feriados prolongados e cálculo para compensação dos dias-ponte

 

Em 2021, haverá três feriados prolongados, que são aqueles que caem ou na segunda, ou na sexta-feira, sendo emendados no final de semana.

 

O primeiro foi em 1º de janeiro, que ocorreu na sexta-feira, dia da Confraternização Universal.

 

Os próximos serão Paixão de Cristo, em 2 de abril (sexta-feira) e Proclamação da república em 15 de novembro (segunda-feira).

 

Os dias de ponte são aqueles que antecedem os feriados de terça-feira e quinta-feira.

 

Assim, as empresas têm a possibilidade de liberar a folga na segunda-feira e sexta-feira para o trabalhador e a compensação poderá ser feita em outro dia em um acordo.

 

Em 2021 os dias pontes poderão ser:

 

  • 4 de junho, sexta-feira: a seguir ao feriado do Corpus Christi na quinta-feira
  • 6 de setembro, segunda-feira: anterior ao feriado da Independência do Brasil na terça-feira.
  • 11 de outubro, segunda-feira: anterior ao feriado de Nossa Senhora Aparecida na terça-feira.
  • 1 de novembro, terça-feira: anterior ao feriado de Finados na terça-feira.

 

De acordo com a CLT, é lícito o regime de compensação de jornada, estabelecido por acordo individual, tácito ou escrito, para a compensação no mesmo mês, sem que tenha o caráter de hora extra.

 

Ao realizar os cálculos de compensação, é necessário observar que a lei permite prorrogar até o máximo de 2 horas diárias, contudo, é necessário respeitar a duração normal de 44 (quarenta e quatro) horas semanais e o limite máximo diário de 10 (dez) horas.

 

fárias

 

Para deixar registrado o acordo, é recomendado que seja feito um documento por escrito assinado entre empregador e empregado para compensação de horas do dia ponte, antes do início da compensação. 

 

Dessa forma, a empresa não terá problemas futuramente para comprovar que se trata de compensação de horas e não horas extras.

 

Datas comemorativas que geram maior movimentação no mercado

 

Os feriados e datas comemorativas não são dias negativos para todos os segmentos.

 

No Brasil, as seis datas comemorativas que geram maior movimentação no mercado são: Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e por fim, Black Friday

 

Nesses dias, o faturamento é muito maior em relação aos meses normais do ano, com acréscimo de cerca de 30% a 60%. 

 

De acordo com o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Jr., o faturamento do Natal equivale a três meses normais.

 

Segundo ele, diferente das outras datas que movimentam faixas específicas de idade, o Natal é apreciado por todos que estão em busca de presentes, itens para casa, alimentação e bebidas.

 

As datas comemorativas são responsáveis também por milhares de contratações temporárias no Brasil. 

 

De acordo com Fernanda Bella Rosa, assessora econômica da FecomercioSP, a Páscoa foi responsável por mais de 70 mil contratações temporárias.

 

Essas contratações não se restringem somente ao comércio, a indústria também necessita de mais mão de obra para a produção.

 

Com o aumento das demandas referentes a produtos e serviços nesses dias especiais, as empresas precisam ter um maior cuidado com o atendimento.

 

É certo que nessas datas os negócios buscam atrair a atenção de mais consumidores com promoções e ofertas especiais. 

 

Nesse sentido, para se manter competitivo, é necessário entregar um bom atendimento para que os clientes se sintam satisfeitos.

 

Portanto, planeje-se antecipadamente nesse quesito, os funcionários devem ser treinados e toda equipe tem o dever de atender bem os clientes.

 

Pontos para obter o máximo de rendimento e vender mais

 

  • Realizar antecipadamente o planejamento da campanha;
  • Planejar o estoque de acordo com as preferências de consumo;
  • Investir em tecnologia para a divulgação dos produtos e melhor atendimento dos clientes;
  • Transparência com os clientes, criando ofertas reais e atrativas.

 

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