Ligamos para Você
Solicitar um Atendimento Atendimento Online
Telefones para Contato
21 96625-3131 21 97000-7223

BLOG » Jacarepaguá, Um Bairro Crescente!

Publicado na Quarta, 16 de setembro de 2020, 16h18
Jacarepaguá, Um Bairro Crescente!
 
Jacarepaguá fica na Zona Oeste do Rio de Janeiro e abrange parte dos maciços da Tijuca e da Pedra Branca. Hoje, corresponde à área periférica da antiga região da Grande Jacarepaguá, após a criação dos bairros do Tanque, Taquara, Pechincha, Praça Seca, Freguesia, Anil, Gardênia Azul, Cidade de Deus e Curicica. Em tupi, o yacaré-upá-quásignifica “vale dos jacarés” ou “lagoa rasa dos jacarés”.

Com aproximadamente 158 mil habitantes, de acordo com o Censo 2010, é o quinto bairro mais populoso do Rio, ficando atrás apenas de Campo Grande (328,3 mil), Bangu (243,1 mil), Santa Cruz (217,3 mil) e Realengo (180,1 mil). Segundo dados da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), a Zona Oeste é a que mais cresceu na última década: 68,5% das unidades habitacionais lançadas na cidade entre 2005 e 2010 estavam concentradas na Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Recreio e Campo Grande.
 
Bairro Jacarepaguá RJ: Atacadão, Fotos, CEP, Hotel
 
A origem e as separações
 
A história do bairro começou em 1594, quando o governador Salvador Correia de Sá doou a região como sesmaria aos filhos Martin e Gonçalo Correia de Sá. Em 1661, foi criada a Freguesia de Nossa Senhora de Loreto e Santo Antônio de Jacarepaguá, que teve como sede inicial a capela construída pelo padre Manoel de Araújo – hoje, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Loreto.
 
 
Ao longo dos anos, diversos colonizadores se estabeleceram nas terras que, no decorrer do século XVIII, ficaram conhecidas como a Planície dos Onze Engenhos, pela intensa produção açucareira. No século XIX, a produção de café dominou a região, aproveitando o solo fértil dos antigos engenhos. Jacarepaguá possuía cinco pequenos núcleos rurais: o do Engenho de Fora, do Pechincha, do Tanque, da Taquara e da Freguesia. Lentamente, os quatro últimos se desenvolveram e se tornaram bairros independentes nos anos 1980. Na década de 1960, foi construído o Conjunto Habitacional da Cidade de Deus. Posteriormente, a área se transformou em bairro e na XXXIV Região Administrativa, sendo separada de Jacarepaguá.
 
Durante os anos 1920, o prefeito Prado Junior modernizou a Estrada de Jacarepaguá. Trinta anos depois, a construção da Estrada Grajaú-Jacarepaguá (atual Menezes Cortes) facilitou o acesso à Zona Norte e ao Centro. Em 1997, foi inaugurada outra importante via do bairro, a Linha Amarela, interligando a região à Avenida Brasil.

 
Personalidades, lazer e cultura
 
 
A história da região de Jacarepaguá está ligada a personalidades importantes da cidade, como Francisco Manuel da Silva, autor do Hino Nacional. O jornalista, político e escritor Geremário Dantas também foi morador do local e deu nome à antiga Estrada da Freguesia. Francisco Pinto da Fonseca Teles ficou conhecido como Barão da Taquara, porque administrava extensas terras desde 1864 e era considerado o “patriarca” do bairro, pelas diversas obras que realizou.
 
Segundo dados da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), 70%  das unidades habitacionais lançadas na cidade nos últimos dez anos estão na região.

Por isso são muitas as ofertas de casas e apartamentos em Jacarepaguá, especialmente nas avenidas Embaixador Abelardo Bueno e Salvador Allende, e nas estradas Arroio Pavuna e Coronel Pedro Correia. A população de 157.326 tem renda média de R$ 1.351, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o bairro é o quinto mais populoso da cidade.

 
Além das muitas construções residenciais, o Parque Olímpico é a maior obra da região. No terreno de 1,18 milhão de metros quadrados serão disputadas 16 modalidades olímpicas e 10 paralímpicas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Segundo a Prefeitura do Rio, as instalações vão virar escolas e espaços de lazer no futuro.

O comércio de rua de Jacarepaguá é forte, principalmente na Estrada dos Bandeirantes e Estrada dos Três Rios. Quando se fala de cultura e diversão, os moradores têm à disposição o Espaço Cultural da Escola Sesc de Ensino Médio, que oferece sessões de cinema, apresentações musicais e teatrais. São muitos os shoppings e centros de compras, como o Shopping Metropolitano, também com salas de cinema, e o Rio 2 Shopping. Entre as inúmeras escolas públicas e privadas estão a Escola Sesc do Ensino Médio e o Colégio Marista São José. A oferta de cursos de línguas também é grande.


Alguns importantes hospitais da cidade estão instalados em Jacarepaguá, como o Centro Internacional Sarah de Neurorreabilitaçao e Neurociência, o Hospital e Maternidade Perinatal e o Hospital Federal Cardoso Fontes.

O transporte de ônibus atende bem a região. As linhas comuns que passam nas principais vias dão acesso a outros bairros da zona oeste e à zona norte. Os ônibus da chamada Trasncarioca levam moradores da região até à Ilha do Governador, onde está o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.
 

+ Imóveis em Jacarepaguá 

Fonte: Revista ZAP