O Brasil é um dos países com mais feriados ao longo do ano, em comparação com as outras nações.
A população geral aprecia essas datas, contudo, para muitos setores, os feriados podem ser prejudiciais para a produtividade.
O impacto anual é considerável, ao pôr na balança as horas perdidas ao longo do mês.
Por exemplo, em novembro existem dois feriados nacionais (Finados e Proclamação da República), sem contar com os feriados municipais e estaduais.
Nesse sentido são, no mínimo, 3 semanas com um dia útil a menos, isso quando não tem emendas.
Contudo, muitos dos direitos a feriados são provenientes de conquistas sindicais, por isso, não depende de o gestor liberar ou não o dia de trabalho.
Não é novidade nenhuma que todos os anos ocorra os mesmos feriados, e cabe a empresa buscar formas de gerir o negócio para que esses dias não trabalhados não afete drasticamente a produção.
Assim, ao investir em ações que tornam os processos mais eficientes, a empresa poderá lidar melhor com a situação.
O ano de 2021 terá nove feriados nacionais, sem contar os feriados estaduais e municipais, como os aniversários das cidades, e os internacionais como o Dia da Consciência Negra.
Por isso, a empresa deve se planejar para obter o máximo rendimento dessas datas.
É importante estar atento aos dias que são na realidade ponto facultativo.
Ou seja, a empresa pode ou não liberar os funcionários e ainda estabelecer uma política para compensação de horas.
Veja os dias de ponto facultativo:
Tendo em vista a quantidade de feriados para 2021, é necessário ter um planejamento empresarial que se adeque para garantir os melhores resultados para o ano.
Contudo, isso não quer dizer que, ao adotar estratégias, os colaboradores devem ter mais horas de trabalho, podendo haver reajustes nas metas diárias e intensidade de trabalho, a fim de compensar os dias de folga.
Para isso, é imprescindível que os gestores tenham em mente que o planejamento deve ser feito com antecedência, para que o trabalho que seria realizado nos dias livres seja feito antes, garantindo a produção independente da folga.
As horas extras poderão ser consideradas nos casos para compensar os feriados.
Financeiramente falando, os custos de horas extras são menores para a empresa em relação aos custos do dia extra ou final de semana.
Do ponto de vista dos funcionários, hora extra pode ser menos desgastante, inclusive.
Os gestores devem criar o calendário geral com base nos feriados que a empresa irá parar ou aumentar o expediente.
Dessa forma, os fornecedores e colaboradores estarão cientes das demandas.
Se a sua empresa aproveita as datas comemorativas para vender mais, é interessante negociar com os colaboradores, usufruir da folga após o período de feriados, como uma recompensa pelo trabalho.
Olhando para aspectos além da empresa e colaborador, é necessário estar atento aos terceiros envolvidos no seu negócio, como os fornecedores e clientes.
Por isso, é necessário alinhar antecipadamente como será o calendário de 2021 com as empresas parceiras.
Em relação aos clientes, estes devem estar cientes dos feriados, visto que seu negócio poderá estar fora de expediente.
Ao planejar o seu ano, esteja atento aos pagamentos que aconteceriam no período de feriado.
Agende antecipadamente para evitar cobranças excessivas e multas.
E para manter o bom relacionamento com o cliente, é importante que a empresa não os deixe sem assistência em feriados sem expediente.
Por isso, é recomendado que haja resposta através de automação ou contratação especial para o período.
Em 2021, haverá três feriados prolongados, que são aqueles que caem ou na segunda, ou na sexta-feira, sendo emendados no final de semana.
O primeiro foi em 1º de janeiro, que ocorreu na sexta-feira, dia da Confraternização Universal.
Os próximos serão Paixão de Cristo, em 2 de abril (sexta-feira) e Proclamação da república em 15 de novembro (segunda-feira).
Os dias de ponte são aqueles que antecedem os feriados de terça-feira e quinta-feira.
Assim, as empresas têm a possibilidade de liberar a folga na segunda-feira e sexta-feira para o trabalhador e a compensação poderá ser feita em outro dia em um acordo.
Em 2021 os dias pontes poderão ser:
De acordo com a CLT, é lícito o regime de compensação de jornada, estabelecido por acordo individual, tácito ou escrito, para a compensação no mesmo mês, sem que tenha o caráter de hora extra.
Ao realizar os cálculos de compensação, é necessário observar que a lei permite prorrogar até o máximo de 2 horas diárias, contudo, é necessário respeitar a duração normal de 44 (quarenta e quatro) horas semanais e o limite máximo diário de 10 (dez) horas.
Para deixar registrado o acordo, é recomendado que seja feito um documento por escrito assinado entre empregador e empregado para compensação de horas do dia ponte, antes do início da compensação.
Dessa forma, a empresa não terá problemas futuramente para comprovar que se trata de compensação de horas e não horas extras.
Os feriados e datas comemorativas não são dias negativos para todos os segmentos.
No Brasil, as seis datas comemorativas que geram maior movimentação no mercado são: Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e por fim, Black Friday.
Nesses dias, o faturamento é muito maior em relação aos meses normais do ano, com acréscimo de cerca de 30% a 60%.
De acordo com o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Jr., o faturamento do Natal equivale a três meses normais.
Segundo ele, diferente das outras datas que movimentam faixas específicas de idade, o Natal é apreciado por todos que estão em busca de presentes, itens para casa, alimentação e bebidas.
As datas comemorativas são responsáveis também por milhares de contratações temporárias no Brasil.
De acordo com Fernanda Bella Rosa, assessora econômica da FecomercioSP, a Páscoa foi responsável por mais de 70 mil contratações temporárias.
Essas contratações não se restringem somente ao comércio, a indústria também necessita de mais mão de obra para a produção.
Com o aumento das demandas referentes a produtos e serviços nesses dias especiais, as empresas precisam ter um maior cuidado com o atendimento.
É certo que nessas datas os negócios buscam atrair a atenção de mais consumidores com promoções e ofertas especiais.
Nesse sentido, para se manter competitivo, é necessário entregar um bom atendimento para que os clientes se sintam satisfeitos.
Portanto, planeje-se antecipadamente nesse quesito, os funcionários devem ser treinados e toda equipe tem o dever de atender bem os clientes.
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